Gaide GestãoGaide GestãoGaide GestãoGaide Gestão
  • Home
  • Quem Somos
  • Cursos e Workshops
    • Pequenas e Médias Empresas
      • Gestão de Recursos Humanos em Pequenas e Médias Empresas
      • Gestão de Cargos e Salários em Pequenas e Médias Empresas
    • Gestão Documental
      • Implementação de Soluções Paperless e Gestão Documental nas Áreas de Recursos Humanos
    • Saúde
      • Gestão de Cargos e Salários em Organizações de Saúde
    • Hotelaria
      • Gestão de Cargos e Salários na Indústria Hoteleira
    • Tecnologia da Informação
      • Gestão de Cargos, Salários e Carreiras em Empresas de Tecnologia da Informação
    • Programação de Cursos
  • Serviços
    • Workday
    • Gestão da Informação
    • Produtos Editoriais
  • Blog
  • Contato

Utilizando a automação para criar um futuro que funcione

    Home Futuro do Trabalho Utilizando a automação para criar um futuro que funcione
    NextPrevious

    Utilizando a automação para criar um futuro que funcione

    By Fernando Nassif | Futuro do Trabalho | Comments are Closed | 18 fevereiro, 2019 | 0

    A automação é uma realidade e trará benefícios significativos para empresas e economias em todo o mundo, mas nem tudo será automatizado da noite para o dia. Estudo da McKinsey (Global Management Consulting) constatou que, para alcançar o potencial máximo da automação, pessoas e tecnologia terão que trabalhar lado a lado.

    Os últimos avanços em robótica, inteligência artificial e machine learning nos colocaram no limiar de uma nova era de automação. Robôs e computadores não só conseguem executar diversas atividades rotineiras de trabalho físico melhor e a um menor custo comparado com os humanos, como também são cada vez mais capazes de realizar atividades que exigem habilidades cognitivas que eram outrora tidas como difíceis demais para serem automatizadas com sucesso – por exemplo, fazer julgamentos tácitos, sentir emoções ou mesmo dirigir veículos. A automação transformará as atividades cotidianas de trabalho de todos nós, desde mineiros e paisagistas até banqueiros comerciais, estilistas, soldadores e CEOs. Mas com que rapidez essas tecnologias de automação se tornarão realidade no local de trabalho? E qual será o seu impacto sobre o nível de empregos e a produtividade na economia global?
    A automação das atividades poderá permitir que as empresas melhorem sua performance, reduzindo erros e aprimorando a qualidade e a velocidade e, em alguns casos, obtendo resultados que vão além do que o ser humano é capaz de fazer. A automação também contribuirá para a produtividade, como sempre ocorreu ao longo da história. Em uma época de crescimento medíocre da produtividade, esse incremento daria um impulso muito necessário ao crescimento econômico e à prosperidade. Em muitos países, isso também ajudaria a reduzir o impacto do número cada vez menor da população economicamente ativa. Com base em modelagem de cenários, estima-se que a automação tem condições de aumentar o crescimento da produtividade global de 0,8% a 1,4% ao ano
    O nível certo de detalhamento para analisar o potencial impacto da automação é o das atividades tomadas uma a uma, não da totalidade de uma ocupação, pois toda ocupação abrange vários tipos de atividades, cada uma delas com requisitos distintos de automação. Dadas as tecnologias atuais, pouquíssimas ocupações, menos de 5%, são candidatas à plena automação. Entretanto, quase todas as ocupações têm potencial de automação parcial, visto que pelo menos uma parte de suas atividades pode ser automatizada. Estimamos que cerca de metade de todas as atividades que trabalhadores ao redor do mundo são pagos para realizar poderá ser automatizada mediante adaptação das tecnologias atuais. Isso equivale a quase US$ 15 trilhões em salários.
    As atividades mais suscetíveis à automação são as atividades físicas em ambientes altamente estruturados e previsíveis, e também a coleta e o processamento de dados. Nos Estados Unidos, essas atividades representam 51% das atividades da economia, o equivalente a quase US$ 2,7 trilhões em salários. São mais prevalecentes na indústria, em serviços de alimentação e hospitalidade, e no comércio varejista. E não é apenas o trabalho não especializado de baixa remuneração que pode ser automatizado; tanto as ocupações semiespecializadas como as especializadas de alta remuneração possuem certo potencial de automação. À medida que os processos forem sendo transformados pela automação das atividades, as pessoas começarão a realizar atividades que complementam o trabalho das máquinas e vice-versa.
    Ainda assim, a automação não ocorrerá da noite para o dia. Mesmo quando existe o potencial técnico, estimamos que levará anos para que o efeito da automação sobre as atuais atividades de trabalho se manifeste plenamente. O ritmo de automação – e, portanto, seu impacto sobre os trabalhadores – variará conforme a atividade, a ocupação e o nível salarial e de especialização. Entre os fatores que determinarão o ritmo e o grau de automação estão o desenvolvimento ininterrupto das capacidades tecnológicas, o custo da tecnologia, a competição com a mão de obra humana (incluindo habilidades e a dinâmica de oferta e demanda), benefícios decorrentes da alta performance (incluindo a redução dos custos trabalhistas e outras economias decorrentes) e a aceitação pela sociedade e pelos órgãos regulatórios. Os cenários previstos sugerem que metade das atividades de trabalho existentes hoje poderia ser automatizada até 2055, embora isso possa ocorrer até 20 anos antes ou depois, dependendo de vários fatores, além de outras condições econômicas.
    Os efeitos da automação podem ser lentos no nível macroeconômico, isto é, em setores inteiros ou na economia como um todo, mas podem ser bastante rápidos no nível microeconômico, ou seja, para os trabalhadores cujas atividades forem automatizadas ou para empresas cujos mercados sofram disrupção por concorrentes mais automatizados.
    Ainda que grande parte do debate atual sobre a automação tenha se concentrado na possibilidade de desemprego em massa, o fato é que as pessoas precisarão continuar trabalhando junto com as máquinas para produzirem o crescimento do PIB per capita ao qual países de todo o mundo aspiram. Desse modo, as estimativas de produtividade pressupõem que as pessoas demitidas pela automação encontrarão outro emprego. Muitos trabalhadores terão de mudar, e prevemos que os processos de negócios também serão transformados. No entanto, a escala das mudanças na força de trabalho que as tecnologias de automação poderão desencadear ao longo de várias décadas tem precedente. A transformação será de uma ordem de magnitude semelhante a das mudanças tecnológicas de longo prazo que afastaram da agricultura a força de trabalho dos países desenvolvidos no decorrer do século 20. Essas mudanças não resultaram em desemprego em massa duradouro porque foram acompanhadas pela criação de novos tipos de trabalho. Não pode-se afirmar definitivamente se as coisas serão diferentes desta vez. Mas o estudo mostra que os seres humanos continuarão sendo necessários na força de trabalho e os ganhos totais de produtividade que estima-se só ocorrerão se as pessoas trabalharem lado a lado com as máquinas. Por sua vez, isso alterará fundamentalmente o local e o ambiente de trabalho e exigirá um grau inédito de cooperação entre os trabalhadores e a tecnologia.

     

    No tags.

    Fernando Nassif

    More posts by Fernando Nassif

    Related Post

    • Gestão de Competências como Motor de Mudança e Resposta Inovadora em Organizações de Sáude

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

      Um fenômeno observado na área da saúde, nos últimos anos, foi a produção de mudanças substancias no mix de competências de seus profissionais. Essas condições foram sustentadas por uma maior profissionalização da gestão do segmentoRead more

    • 5 RAZÕES PELAS QUAIS A SUA EMPRESA PRECISA DE UMA PESQUISA DE REMUNERAÇÃO

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

      Os colaboradores de uma organização são o seu maior patrimônio. As empresas gastam entre 50% e 80% (ou às vezes até mais), de sua receita para custeio de salários e benefícios. Assim, a forma comoRead more

    • Depois das gerações Baby Boomer, X, Y E Z (Millenials), chegou a vez da Geração Flux

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

      Produzir resultados positivos em meio a um ambiente de mudanças constantes há muito tempo, virou um grande desafio. Para crescer neste meio, é necessário que se tenha como competência principal a adaptação rápida. O queRead more

    • Gestão de Carreiras: Carreira Proteana e Carreira Sem Fronteiras

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

      Ao longo das últimas décadas, testemunhamos a aceleração dos avanços tecnológicos, a intensificação da competitividade e a crescente diminuição das estruturas produtivas. Esse novo cenário vem alterando a organização do trabalho, as relações de empregoRead more

    • Depois da Carreira em Y, a hora da Carreira em W

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

      Conheça, um pouco mais, sobre a evolução dos sistemas de carreiras. Neste post iremos conversar sobre o conceito de carreira e as transformações sociais que impactaram na configuração de novas abordagens para o tema, comoRead more

    • 10 tendências para a área de Recursos Humanos em 2017

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

      Neste post apresentarei 10 tendências da área de Recursos Humanos para o ano de 2017. Através de pesquisas, procurei identificar aquelas que aparecem citadas maior número de vezes em blogs especializados e em estudos realizadosRead more

    • A Inovação Tecnológica na Gestão Estratégica de Recursos Humanos

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

        A área de Recursos Humanos, historicamente, sempre teve como foco principal processos burocráticos que visavam ordenar o período de permanência do trabalhador na empresa, registrando aspectos legais e alguma movimentação funcional. A partir dosRead more

    • Startup: Aplicação de Conceitos de Vanguarda ao Empreendedorismo

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

      Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado a uma empresa que está no início de suas atividades e cujas pessoas envolvidas estão à procura de um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhandoRead more

    • Por que a Cultura e a Liderança são Fatores de Sucesso Organizacional?

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

      Em qualquer negócio, independentemente do segmento de atuação, a produtividade é indissociável do ânimo dos colaboradores. Por isso, a cultura organizacional e liderança devem se preocupar em manter os colaboradores desafiados e incentivados em suasRead more

    • O Aprendizado como Criação de Sentido (“sensemaking”) para a Vida

      By Fernando Nassif | Comments are Closed

      Texto escrito por John Coleman* e traduzido por Luciana Andraus. Publicado na edição online da Harvard Business Review Brasil de outubro de 2017.  Recentemente, debrucei-me sobre as duas primeiras biografias de Teddy Roosevelt, escritas porRead more

    Leave a Comment

    NextPrevious

    Posts recentes

    • Empresas pagam salário em qualquer dia em que o funcionário precisar.
    • Remuneração na mira do ESG
    • Um breve roteiro sobre fundamentos e aplicação de Market Price
    • Uma nova estrutura para incentivos de longo prazo?
    • Tendências em Total Reward

    Categorias

    • Artigos
    • Conferências e Workshops
    • Cultura Organizacional
    • Dicionário de Cargos de TI
    • Educação
    • Esportes
    • Futuro do Trabalho
    • Gastronomia
    • Gestão
    • Gestão da Saúde
    • Gestão de Carreiras
    • Hotelaria
    • Inovação
    • Inovação em Recursos Humanos
    • Remuneração
    • Sem categoria
    • Tecnologia
    © 2017 Desenvolvido por: Storm Comunicação | Todos os direitos são reservados
    • Home
    • Quem Somos
    • Cursos e Workshops
      • Pequenas e Médias Empresas
        • Gestão de Recursos Humanos em Pequenas e Médias Empresas
        • Gestão de Cargos e Salários em Pequenas e Médias Empresas
      • Gestão Documental
        • Implementação de Soluções Paperless e Gestão Documental nas Áreas de Recursos Humanos
      • Saúde
        • Gestão de Cargos e Salários em Organizações de Saúde
      • Hotelaria
        • Gestão de Cargos e Salários na Indústria Hoteleira
      • Tecnologia da Informação
        • Gestão de Cargos, Salários e Carreiras em Empresas de Tecnologia da Informação
      • Programação de Cursos
    • Serviços
      • Workday
      • Gestão da Informação
      • Produtos Editoriais
    • Blog
    • Contato
    Gaide Gestão