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Startup: Aplicação de Conceitos de Vanguarda ao Empreendedorismo

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    Startup: Aplicação de Conceitos de Vanguarda ao Empreendedorismo

    By Fernando Nassif | Gestão | Comments are Closed | 30 setembro, 2017 | 0

    Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado a uma empresa que está no início de suas atividades e cujas pessoas envolvidas estão à procura de um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. São empresas jovens que têm como propósito a busca permanente de inovação.

    O termo startup começou a ser utilizado nos EUA há várias décadas. Entretanto, no Brasil, foi popularizado durante o período da “bolha da internet”, ao final dos anos 90. Segundo a ABStartups – Associação Brasileira de Startups, as primeiras empresas a aderir a  essa plataforma de negócios, no Brasil, surgiram no início do século XXI e a partir de 2010 apresentaram um crescimento vertiginoso.

    Frente a esse cenário, criou-se um mito em relação às startups: que são empresas com atuação exclusiva na internet. Isto não é, necessariamente, verdadeiro. Ocorrem com mais frequência na internet, uma vez que se exige menor investimento para a criação de uma empresa de software, bem como o seu processso de expansão é mais rápido do que em uma organização de biotecnologia ou nanotecnologia. Entretanto, empresas de outros segmentos podem ser consideradas startups, desde que possuam um modelo de negócio repetível e escalável.

    Na conceituação de startup destacam-se quatro vetores que retratam as suas principais características: modelo de negócio, repetível, escalável e condições de incerteza.

    O modelo de negócio traduz como a startup irá ser monetizada e gerar valor, ou seja, como transformará o trabalho em dinheiros. Utilizando o exemplo clássico do Google, uma de suas fontes de recursos é cobrar por clicks em anúncios mostrados em seus resultados de busca.

    O termo repetível é a capacidade da startup de entregar o mesmo produto ou serviço em escala ilimitada, com pouca ou nenhuma customização e adaptação para cada cliente.

    Talvez o vetor escalável seja o fator chave de uma startup. Neste estágio, começa a crescer de forma sustentável e a atrair novos investimentos. Ao atingir este novo patamar, deixa de existir e dá lugar a uma organização altamente lucrativa.

    Por último e não menos importante, é o ecossistema de atuação e desenvolvimento da startup. Geralmente, elas nascem em um ambiente de extrema incerteza, não existindo segurança e garantia que a ideia ou projeto conseguirá obter êxito.

    Outra ação relevante para o sucesso das startups, que se conjuga com o vetor escalável, é o fator aceleração. Através de um programa estruturado, desta natureza, é possível profissionalizar a sua gestão e estruturar/otimizar os seus processos organizacionais e de negócios, aumentando a sua base de clientes e de receitas.

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    Fernando Nassif

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