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10 Competências que você precisa desenvolver ou adquirir, rapidamente.

    Home Gestão de Carreiras 10 Competências que você precisa desenvolver ou adquirir, rapidamente.
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    10 Competências que você precisa desenvolver ou adquirir, rapidamente.

    By Fernando Nassif | Gestão de Carreiras | Comments are Closed | 13 fevereiro, 2019 | 0
    Confira as 10 competências que todo profissional precisa, em maior ou menor escala, para ter sucesso no trabalho:

    1. Flexibilidade cognitiva

    A flexibilidade cognitiva envolve ampliar as maneiras de pensar. Significa imaginar diferentes caminhos para resolver os problemas que surgem. A habilidade compreende expandir os interesses pessoais e profissionais, sair da zona de conforto e se relacionar com pessoas que desafiam nossas visões de mundo. Portanto, quanto mais flexível uma pessoa é, mais facilmente ela será capaz de enxergar novos padrões e fazer associações únicas entre ideias.

    2. Negociação 

    Com a ascensão das máquinas e a consequente automação do trabalho, as habilidades sociais passam a ser mais importantes do que nunca.Mesmo pessoas com cargos técnicos devem mostrar mais empenho em suas habilidades interpessoais. A capacidade de negociar com colegas, gestores, clientes e equipes está no alto da lista de habilidades desejáveis.

    3. Orientação para serviços

    As empresas  estão sendo cada vez mais confrontadas com novas preocupações dos consumidores. Dúvidas relacionadas à qualidade, sustentabilidade e privacidade são frequentemente formuladas. E, caso não sejam adequadamente respondidas, conduzem à perda de clientes, prestígio e reputação. Como os valores estão mudando rapidamente, saber orientar corretamente os clientes é uma habilidade essencial no mercado de trabalho. Mais do que saber orientar, o profissional deve conhecer seu público e estudar seus clientes,

    4. Julgamento e tomada de decisões

    Diante do gigantesco volume de dados que as organizações estão reunindo nos dias de hoje, é cada vez maior a necessidade de profissionais com capacidade não apenas de ler e interpretar essas informações, mas também de tomar decisões cruciais. O julgamento e tomada de decisões é uma habilidade fundamental no mercado de trabalho. Os profissionais devem examinar números, encontrar ‘insights” nas informações analisadas e utilizar o Big Data para tomar decisões estratégias nas empresas. 

    5. Inteligência emocional 

    Só para ilustrar: o conceito de “inteligência emocional” foi popularizado pelo psicólogo Daniel Goleman, e envolve reconhecer e avaliar as emoções de outras pessoas, estabelecer empatia com esses sentimentos e produzir os resultados desejados. A inteligência emocional compreende também identificar nossos próprios sentimentos, para que possamos nos motivar e gerir as emoções dentro de nós. É uma habilidade social importante para os profissionais, gestores e líderes.

    6. Coordenação com os outros 

    Em resumo, colaboração é fundamental em qualquer ambiente de trabalho. E, nesse aspecto, os seres humanos conseguem se sair melhor do que as máquinas. As organizações estão privilegiando a contratação de profissionais com fortes habilidades interpessoais, que sejam capazes de se relacionar bem com colegas de trabalho e superiores, em suma, que saibam se coordenar com os outros.

    7. Gestão de Pessoas 

    Mesmo com o avanço de áreas como inteligência artificial e automação do trabalho, funcionários sempre serão recursos valiosos para qualquer empresa. No entanto, como qualquer ser humano, os funcionários têm dias ruins, ficam cansados, doentes, distraídos e desmotivados. Daí a importância da gestão de pessoas. Saber gerenciar pessoas significa saber motivar equipes, maximizar a produtividade e responder às necessidades dos funcionários. A gestão de pessoas é uma ferramenta muito importante e se conecta diretamente com a inteligência emocional.

    8. Criatividade

    Ser criativo é ser capaz de conectar informações aparentemente díspares. E, a partir dessa conexão, construir novas ideias para apresentar algo “novo”. A avalanche de novos produtos e novas tecnologias vêm exigindo dos profissionais uma boa dose de criatividade. Só para ilustrar: só assim é que poderão se beneficiar de todas essas mudanças. Mesmo com toda a ascensão da robótica avançada, as máquinas não têm, ainda, a capacidade criativa do ser humano. A criatividade é uma ferramenta importante no mercado de trabalho de hoje. Mas nos próximos anos ela deve se tornar uma habilidade imprescindível nas empresas.

    9. Pensamento crítico

    Ser um pensador crítico é uma habilidade valiosa. Os pensadores críticos são adições benvindas a qualquer equipe.O pensamento crítico envolve lógica e raciocínio. O profissional deve ser capaz de usar a lógica e o raciocínio para questionar determinado problema. Deve considerar várias soluções para aquele obstáculo. Além disso, colocar os “prós” e “contras” na balança, a cada nova abordagem.

    10. Resolução de problemas complexos 

    A resolução de problemas complexos não é uma habilidade que nasce com o profissional. Mas se aprimora ao longo dos anos. A habilidade, que consiste na capacidade de resolver problemas novos e indefinidos em ambientes reais, se constrói a partir de uma base sólida de pensamento crítico. Em síntese, o profissional deve ter a flexibilidade mental para resolver problemas que nunca viu antes. Problemas esses que podem ficar mais complexos a cada minuto.
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    Fernando Nassif

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