Gaide GestãoGaide GestãoGaide GestãoGaide Gestão
  • Home
  • Quem Somos
  • Cursos e Workshops
    • Pequenas e Médias Empresas
      • Gestão de Recursos Humanos em Pequenas e Médias Empresas
      • Gestão de Cargos e Salários em Pequenas e Médias Empresas
    • Gestão Documental
      • Implementação de Soluções Paperless e Gestão Documental nas Áreas de Recursos Humanos
    • Saúde
      • Gestão de Cargos e Salários em Organizações de Saúde
    • Hotelaria
      • Gestão de Cargos e Salários na Indústria Hoteleira
    • Tecnologia da Informação
      • Gestão de Cargos, Salários e Carreiras em Empresas de Tecnologia da Informação
    • Programação de Cursos
  • Serviços
    • Workday
    • Gestão da Informação
    • Produtos Editoriais
  • Blog
  • Contato

Afinal, qual a Competência de sua Empresa?

    Home Gestão de Carreiras Afinal, qual a Competência de sua Empresa?
    NextPrevious

    Afinal, qual a Competência de sua Empresa?

    By Fernando Nassif | Gestão de Carreiras | 0 comment | 19 novembro, 2017 | 0
    Falar em competência é ainda um grande desafio para diversas empresas. Em uma época de inovação, disrupção, startups e transformação digital, muitas organizações, ainda, têm dificuldade em conseguir identificar quais as suas principais competências. Com este post, pretendemos colocar luz na ideia de encontrar um novo posicionamento para o assunto.
    O conceito de competência organizacional é melhor entendido quando analisado dentro da evolução da teoria da administração. Ele tem suas raízes na abordagem organizacional como um portfólio de recursos – resource based view of the firm. O livro Theory of the Growth of Firm de Edith Penrose, editado em 1959, é o marco pioneiro desse assunto.
    Penrose (1959) concebe a empresa como “essencialmente, um conjunto de recursos cuja utilização é organizada por um quadro de referência administrativa. Em certo sentido, os produtos finais sendo produzidos pela empresa em um dado momento, representam apenas uma das múltiplas possibilidades pelas quais a empresa poderia estar utilizando seus recursos, um incidente no desenvolvimento de suas potencialidades básicas”.
    Essa noção considera que toda empresa tem um portfólio de recursos: físico (infraestrutura), financeiro, intangível (marca, imagem, etc.), organizacional (sistemas administrativos, cultura organizacional) e pessoas. Assim, a diferença entre firmas pode ser entendida a partir dos tipos de recursos sob controle da empresa e como esses recursos são utilizados. Para os defensores dessa abordagem, é esse portfólio que cria vantagem competitiva (KROGH e ROOS, 1995).
    Essa concepção difere do conceito de Porter (1996) de posicionamento estratégico, onde o foco da análise é o mercado e os competidores existentes, sendo a vantagem competitiva derivada da exploração de oportunidades.
    A abordagem de recursos da firma enfatiza maior importância na necessidade de direcionar a formulação da estratégia para um grupo específico de recursos – aqueles que garantem lucratividade a longo prazo. Essa ideia distingue recursos e competências.
    Mils et al. (2002) definem recursos como algo que a empresa possui, como uma máquina, ou algo que ela tem acesso, mesmo que temporariamente. Competência é uma habilidade para fazer alguma coisa, articulada a partir de um conjunto de recursos.
    No final dos anos oitentas, os princípios da visão baseada em recursos alcançaram considerável destaque. Na obra “The core competences of the corporation”, Prahalad e Hammel, teorizaram que as organizações de sucesso são aquelas que se apoiam em alguns recursos diferenciados, que definem como competências essenciais – “core competences”. Nesta visão, competência seria a capacidade de combinar, misturar e integrar recursos em produtos e serviços (PRAHALAD e HAMEL, 1990).
    Para que as empresas possam competir de forma satisfatória, é fundamental a criação e o domínio de oportunidades emergentes. Uma nova visão de estratégia aparece e reconhece a necessidade de ser algo mais do que a aplicação de planos incrementais: é fundamental a formulação de uma arquitetura de negócios, mais radical, que configure e projete as competências que irão dominar os mercados futuros (PRAHALAD e HAMEL, 1990).
    Prahalad e Hamel, também, diferenciam competências organizacionais e competências essenciais. As competências essenciais são aquelas que obedecem a três critérios: oferecem reais benefícios aos consumidores, são difíceis de imitar e dão acesso a diferentes mercados. Ao definir sua estratégia competitiva, a empresa identifica as competências essenciais do negócio e as competências necessárias a cada unidade organizacional ou de negócios – as competências organizacionais (FLEURY e FLEURY, 2004).
    Pode-se dizer que a organização possui diversas competências organizacionais, localizadas em diversas áreas. Destas, apenas alguma são competências essenciais, aquelas que a diferenciam e que lhe asseguram uma vantagem competitiva sustentável frente às demais organizações.
    Mills et al. (2002), procurando simplificar esses conceitos, propõem um quadro síntese com as definições de competência essencial e organizacional.
    Competências Essenciais: competências e atividades mais elevadas, no nível corporativo, que são chaves para a sobrevivência da empresa e centrais para sua estratégia.
    Competências organizacionais: competências e atividades chave esperadas de cada unidade organizacional ou de negócios.
    Ruas (2003) considera que as competências essenciais expressam uma dimensão organizacional da competência, diferenciando a organização no espaço de competição e contribuindo para uma posição de pioneirismo, enquanto que as competências organizacionais são específicas e necessárias ao desempenho de áreas vitais da empresa, como por exemplo, a competência para produzir ou vender determinado tipo de produto.
    Ruas (2003), também, observa que qualquer iniciativa alicerçada em princípios de competências deve ser acompanhada pela construção de um referencial básico que se inicia por uma dupla visão da noção de competência: a estratégica que aborda a dimensão corporativa e a individual, talvez a mais complexa, que se refere às pessoas que integram a organização.
    Fernando Nassif é Founder e CEO da GAIDE Conhecimento.

    Referências:

    PENROSE, E.T. The theory of growth of the firm. London: Brasil Blackwell, 1959.

    KROGH, G.; ROOS, J. A perspective on knowledge, competence and strategy. Personnel Review, v. 24, n. 3, p. 56-76, 1995.

    PORTER, M. E. What’s strategy? Harvard Business Review, v. 74, n. 6, 1996.

    MILLS, J.; PLATTS, K.; BOURNE, M.; RICHARDS, H. Competing through competences. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

    PRAHALAD, C.K.; HAMEL, G. The core competences of the corporation. Harvard Business Review, Boston, v. 68, n. 3, p. 79-91, 1990.

    FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Alinhando estratégia e competências. RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 44, n. 1, p. 44-57, 2004.

    RUAS, R. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. ENANPAD, 2003, Atibaia.

    No tags.
    Avatar

    Fernando Nassif

    More posts by Fernando Nassif

    Related Post

    • Gestão de Competências como Motor de Mudança e Resposta Inovadora em Organizações de Sáude

      By Fernando Nassif | 0 comment

      Um fenômeno observado na área da saúde, nos últimos anos, foi a produção de mudanças substancias no mix de competências de seus profissionais. Essas condições foram sustentadas por uma maior profissionalização da gestão do segmentoRead more

    • 5 RAZÕES PELAS QUAIS A SUA EMPRESA PRECISA DE UMA PESQUISA DE REMUNERAÇÃO

      By Fernando Nassif | 0 comment

      Os colaboradores de uma organização são o seu maior patrimônio. As empresas gastam entre 50% e 80% (ou às vezes até mais), de sua receita para custeio de salários e benefícios. Assim, a forma comoRead more

    • Depois das gerações Baby Boomer, X, Y E Z (Millenials), chegou a vez da Geração Flux

      By Fernando Nassif | 0 comment

      Produzir resultados positivos em meio a um ambiente de mudanças constantes há muito tempo, virou um grande desafio. Para crescer neste meio, é necessário que se tenha como competência principal a adaptação rápida. O queRead more

    • Gestão de Carreiras: Carreira Proteana e Carreira Sem Fronteiras

      By Fernando Nassif | 0 comment

      Ao longo das últimas décadas, testemunhamos a aceleração dos avanços tecnológicos, a intensificação da competitividade e a crescente diminuição das estruturas produtivas. Esse novo cenário vem alterando a organização do trabalho, as relações de empregoRead more

    • Depois da Carreira em Y, a hora da Carreira em W

      By Fernando Nassif | 0 comment

      Conheça, um pouco mais, sobre a evolução dos sistemas de carreiras. Neste post iremos conversar sobre o conceito de carreira e as transformações sociais que impactaram na configuração de novas abordagens para o tema, comoRead more

    • 10 tendências para a área de Recursos Humanos em 2017

      By Fernando Nassif | 0 comment

      Neste post apresentarei 10 tendências da área de Recursos Humanos para o ano de 2017. Através de pesquisas, procurei identificar aquelas que aparecem citadas maior número de vezes em blogs especializados e em estudos realizadosRead more

    • A Inovação Tecnológica na Gestão Estratégica de Recursos Humanos

      By Fernando Nassif | 0 comment

        A área de Recursos Humanos, historicamente, sempre teve como foco principal processos burocráticos que visavam ordenar o período de permanência do trabalhador na empresa, registrando aspectos legais e alguma movimentação funcional. A partir dosRead more

    • Startup: Aplicação de Conceitos de Vanguarda ao Empreendedorismo

      By Fernando Nassif | 0 comment

      Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado a uma empresa que está no início de suas atividades e cujas pessoas envolvidas estão à procura de um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhandoRead more

    • Por que a Cultura e a Liderança são Fatores de Sucesso Organizacional?

      By Fernando Nassif | 0 comment

      Em qualquer negócio, independentemente do segmento de atuação, a produtividade é indissociável do ânimo dos colaboradores. Por isso, a cultura organizacional e liderança devem se preocupar em manter os colaboradores desafiados e incentivados em suasRead more

    • O Aprendizado como Criação de Sentido (“sensemaking”) para a Vida

      By Fernando Nassif | 0 comment

      Texto escrito por John Coleman* e traduzido por Luciana Andraus. Publicado na edição online da Harvard Business Review Brasil de outubro de 2017.  Recentemente, debrucei-me sobre as duas primeiras biografias de Teddy Roosevelt, escritas porRead more

    Leave a Comment

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    NextPrevious

    Posts recentes

    • Da Remuneração & Benefícios a Total Rewards
    • AS ESTRUTURAS DE REMUNERAÇÃO ESTÃO EVOLUINDO PARA TER MAIOR AGILIDADE?
    • Como a tecnologia blockchain pode revolucionar a gestão de RH
    • New Pay: os colaboradores decidem sobre o salário?
    • Banda Larga Aplicada à Remuneração de Profissionais de TI

    Categorias

    • Artigos
    • Conferências e Workshops
    • Cultura Organizacional
    • Dicionário de Cargos de TI
    • Educação
    • Esportes
    • Futuro do Trabalho
    • Gastronomia
    • Gestão
    • Gestão da Saúde
    • Gestão de Carreiras
    • Hotelaria
    • Inovação
    • Inovação em Recursos Humanos
    • Remuneração
    • Sem categoria
    • Tecnologia
    © 2017 Desenvolvido por: Storm Comunicação | Todos os direitos são reservados
    • Home
    • Quem Somos
    • Cursos e Workshops
      • Pequenas e Médias Empresas
        • Gestão de Recursos Humanos em Pequenas e Médias Empresas
        • Gestão de Cargos e Salários em Pequenas e Médias Empresas
      • Gestão Documental
        • Implementação de Soluções Paperless e Gestão Documental nas Áreas de Recursos Humanos
      • Saúde
        • Gestão de Cargos e Salários em Organizações de Saúde
      • Hotelaria
        • Gestão de Cargos e Salários na Indústria Hoteleira
      • Tecnologia da Informação
        • Gestão de Cargos, Salários e Carreiras em Empresas de Tecnologia da Informação
      • Programação de Cursos
    • Serviços
      • Workday
      • Gestão da Informação
      • Produtos Editoriais
    • Blog
    • Contato
    Gaide Gestão